sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mussaká


Mussaká é uma receita grega, extremamente saborosa que conheci em uma pizzaria de minha região. A etapa lenta é fritar as berinjelas, se quiser agilizar esta etapa basta fazer fritura em imersão e depois deixar escorrer de um dia para o outro em papel toalha, mas eu prefiro fritar em fiozinho de azeite, assim não fico com a consciência pesada de ingerir muita fritura. Apesar de ter muitos ingredientes a maioria é para o preparo da carne moída, no final o prato é fácil de fazer e o resultado é divino!

Mussaká - Berinjela com carne moída

Ingredientes
4 berinjelas fatiadas
2 batatas grandes fatiadas
½ kg de carne moída
1 xícara (chá) de azeite
2 cebolas médias picadas
10 dentes de alho picados
1 maço de salsinha picada
1 colher (de café) de pimenta síria (uso do reino branca)
1 xícara (chá) de massa de tomate
Sal a gosto
1 xícara (chá) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ litro de leite
Queijo parmesão ralado (para polvilhar)

Modo de Preparar
Cozinhe as batatas com casca e tudo, depois corte em rodelas grossas, polvilhe sal e reserve.
Cortar as berinjelas com casca no sentido do comprimento. As fatias devem ser firmes. Rega-las com um fio de azeite e em uma frigideira bem quente frite-as até dourar dos dois lados. Colocar em um recipiente com papel toalha e reservar.
Em uma panela, refogue o alho, a cebola, depois acrescente a carne, a pimenta, a salsinha, o sal e a massa de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1h, não acrescente água. Reserve.
Faça um molho branco (Bechamel), aquecer a manteiga (100g); acrescentar a farinha de uma única vez; acrescentar o leite quente mexendo continuamente até ferver e engrossar; acrescentar o sal.
Em uma travessa, dispor em várias camadas alternadas as berinjelas em fatias, a carne moída e as batatas cozidas. Por cima de tudo, espalhar o molho branco, polvilhar o queijo parmesão ralado e levar ao forno para gratinar.

Dicas: Sirva com arroz branco e salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu carinho!
Beijos