sábado, 9 de outubro de 2010

Casquinha de Siri

Esta semana perguntei ao meu marido o que ele ia querer almoçar. Eis a resposta:
“Ah pode ser algo exótico, surpreendente e ao mesmo tempo suave”. Hem?????

Se vc mora em um grande centro, tudo bem! Pois a cidade te oferece muitas opções, mas eu moro em uma cidadezinha do interior e para arranjar ingredientes com estas características é complicado, enquanto eu pensava, ele falou:
“pode ser lagosta” e riu...

Nós assistimos ao filme Julie & Julia e ele lembrou a cena em que a Julie cozinha lagosta, só rindo mesmo se eu estivesse na praia beleza, mas para inicio de conversa não tem como arranjar lagosta assim de uma hora para outra... rsrsrsrs.

Lógico que ele estava brincando, então ele sugeriu strogonof de carne, mas ai não seria exótico, porém eu sei fazer um stroga (apelido carinhoso dado a este prato... rsrsrsrs) bem exótico. Então sugeri as seguintes opções para o almoço: strogonof de kani (carne de siri prensada) já fiz este prato quando ainda não o conhecia, mas sinceramente prefiro o de carne e por isso mesmo que ele ainda não conhece... rsrsrsrs ou casquinha de siri. ... rsrsrs. Ele: “Hummm casquinha de siri”.

Pronto então vamos à receita, detalhe a carne de siri é vendida congelada em supermercados, e como diria Julia “Bon appétit”.


Casquinha de Siri

Ingredientes
½ kg de carne de siri
1 cebola picada
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 dentes de alho picados ou espremidos
50 ml de vinagre branco (xícara de cafezinho)
1 colher de sobremesa de açúcar pode optar por adoçante próprio para cozinhar
½ maço Cheiro verde (salsa e cebolinha)
Pimenta do reino branca, cominho e sal a gosto. (coloquei cerca de 1 colher de café de cada, o sal só será usado para acertar o sabor no final)
3 colheres de sopa de azeite (pode colocar mais se for do seu gosto)
3 colheres de sopa de extrato de tomate ou se preferir um pouco mais de Molho pronto de tomate
100g de queijo ralado

Modo de preparar
Colocar a cebola picada para dourar em um pouquinho de azeite ou manteiga, depois acrescenta a pimenta, o cominho, o alho, o vinagre, o cheiro verde, os tomates e o molho de tomate, deixa cozinhar. Quando estiver bem cozido acrescente o azeite, a carne de siri e o queijo ralado. Deixe cozinhar por 3minutos mexendo de vez em quando, prove e acerte o sal e azeite (não ficará com molho ficará molhadinho).
Coloque em forminhas tipo conchas, polvilhe farinha de rosca (para formar uma casquinha por cima e dentro permanecer molhadinho), depois polvilhe queijo ralado e leve ao forno para dourar.

Dicas: Sirva acompanhado de salada verde e arroz. Esta iguaria é excelente aperitivo, pode ser usada tb como entrada quando o prato principal for peixe ou frutos do mar.

4 comentários:

  1. amor, aqui em Salvador a gente acrescenta um fiozinho de azeite de dendê e serve com farofa, uma delícia...

    ResponderExcluir
  2. Re,eu adoro casquinha de siri...
    E olhando essa receitinha aqui,me deu uma
    vontade louca de comer...rsrsrs.
    Assim não vale,eu venho aqui e vc me deixa
    com água na boca?....Hehehehehe.
    Ótimo final de semana e ótimo feriado!
    Bjs!
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga, que delícia de imagem...
    Não sabia que vc era tão virtuosa na cozinha.
    Com uma receita tão gostosa bem que vc poderia postar sempre receitinhas como essa heim.
    O maridão deve ter ficado todo feliz em ter o pedido realizado com tanto bom gosto.
    Pela foto parece ter ficado deliciosoooooooo, deu água na boca viu.

    Desejo um ótimo domingo.
    Força na peruca.Beijocas

    ResponderExcluir
  4. DELICIA VOU TENTAR FAZER DELICIA MESMO

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu carinho!
Beijos