quarta-feira, 17 de março de 2010

Curitiba-Morretes

Estando em Curitiba vale a pena um passeio de trem (Serra Verde Express) até Morretes, uma cidade pitoresca na região litorânea do estado do Paraná. A duração é cerca de 3 horas, são 110 km, 13 túneis e diversas pontes num agradável passeio de paisagem deslumbrante.









A primeira vez que escutei falar 3h de viagem em um trem, confesso que quase desisti, muito tempo! Pensei. No entanto, posso garantir que tive uma grata surpresa, a paisagem do local é lindíssima e encantadora, o tempo passa e nem percebemos. É servido um pequeno lanche na viagem e há presença de um guia que vai falando sobre os locais que vamos passando ao longo da viagem.
Em Morretes a comida típica da região é o barreado, um prato típico do litoral paranaense, sendo o mais tradicional do estado. O prato consiste em uma carne cozida, servida com arroz e farinha de mandioca. O segredo está na preparação, além do tempo de cozimento na panela de barro, cerca de vinte horas, é preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água, um barro preparado para manter o vapor dentro da panela. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam resultando em um caldo grosso e saboroso.


As fotos que publiquei não mostra é um décimo da beleza da viagem!

5 comentários:

  1. MENINA, tenho o maior carinho e orgulho das nossas cidades históricas. São pequeninhas, acolhedoras, boas para descansar. Todo ano desço para praia e vou até morretes para comprar banana de tudo que é tipo rrsrs e desopilar o fígado.

    A viagem de trem realmente é linda e impressionante. Adoro.

    Sempre te leio viu? Um beijao e obrigada pelo carinho constante!

    ResponderExcluir
  2. Bacana... eu adoro Curitiba (minha cidade)... conheço morretes, mas acredita que nunca fui de Trem? rs
    Ah... o Gatinho é meu sim... amoooo gatos, e esse é uma figura!

    Ah, o sorteio já ta disponivel no Blog... É uma paleta de batons da catharine hill... chegou hoje na minha casa! uma graça! bjus

    ResponderExcluir
  3. Que lindo esse lugar amiga, adorei mesmo...Bjos

    ResponderExcluir
  4. Amei Curitiba e o passeio de trem foi maravilhoso!! Morretes é muito charmosa e hospitaleira sem contar o Barreado hum...delícia!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rê!
    Que fotos lindas!
    Adorei!
    Beijoss.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu carinho!
Beijos