sexta-feira, 29 de abril de 2016

25 dias de cirurgia bariatrica

Voltei a trabalhar no dia 25/04 não tive nenhum problema achei que ficaria muito cansada ou que me sentiria fraca, no entanto isso não ocorreu o que é ótimo, sinal que minha recuperação vai de vento em popa. As dores no joelho diminuíram bastante, mas não passaram minha expectativa é que a medida que eu for emagrecendo essas dores irão sumindo.

Estou na 4ª e última semana de dieta líquida UHuuuu!!!!! Quase passando para 2ª etapa do meu emagrecimento. Vou passar na nutricionista segunda para ela mudar o cardápio e me dizer o que posso comer e como será esta nova fase e por quanto tempo. Nesta semana o que mudou na alimentação? Pouquíssimo, apenas o caldo passa a ser consistente pois bate toda sopa no liquidificador e usa peneira grossa. Resultado fica mais consistente e tem mais sabor. Pode comer fruta amassada ou raspada igual de neném, polenguinho light e pudim diet, adorei!

Todos os amigos que encontro dizem que estou emagrecendo, especialmente o rosto, mas como me olho todos os dias no espelho não noto esta diferença, mas a roupa está um pouco mais larga. Vamos ao meu peso atual 99,8 kg Uhuuuu! Saí da casa dos 3 dígitos para nunca mais voltar. No total foram 12,2 kg em 25 dias.

Peso(kg) e Medidas (cm) – Peso inicial 112 kg

Data
10/04
29/04
Peso
104,3
99,8
Braço
35
33
Peito
118
116
Abdômen
121
116
Quadril
130
127
Coxa
77
74


quinta-feira, 21 de abril de 2016

18 dias de cirurgia e 11,6kg eliminados

A minha recuperação foi melhor do que eu tinha imaginado, sem dor, nos primeiros dias só desconforto na hora de sentar ou de deitar, passado o movimento a dor some. Não tive nenhum problema, engasgo ou coisa parecida. Tomo um remédio em jejum para o estomago é do tamanho de um grão de arroz, desce que vc nem sente.

Estou na terceira semana de dieta liquida e como já falei no post passado eliminei 11,6 kg, na primeira semana havia eliminado 7,7 kg, quando pesei na segunda semana meu marido mencionou que havia perdido bem menos que na primeira semana, acho normal pois a cada semana comemos mais, o caldo que era ralo vai engrossando, o suco que era diluído hj não é mais.

Temos que ter muita calma e não querer emagrecer tudo de uma vez ou achar que toda semana vamos emagrecer muito, além do que os quilos eliminados correspondem a 30 dias de emagrecimento, pois devemos perder cerca de 10% do peso no primeiro mês e eu já consegui este resultado em 15 dias, agora o que vier é lucro. Kkkkkkk

Estou enjoada da sopa, mas emagrecimento que segue...

terça-feira, 19 de abril de 2016

cirurgia bariátrica peso atual

No dia 10/04 fez uma semana de operada então vamos aos números: meu maior peso foi 112kg IMC: 40,39 hj estou com 104,3kg, no total emagreci 7,7kg, no entanto antes da cirurgia há um preparo de um mês com a nutricionista e vc já perde um pouco de peso, mas vou considerar o total perdido pois a preparação para cirurgia já faz parte do processo para emagrece.
Isso posto quero dizer que estou mega feliz com o resultado, agora estes 7,7kg ainda não fez a menor diferença nas minhas roupas, minhas bermudas e calças estão apertadas, estou dizendo isso para não pensarem que se muda de numeração de roupas rapidamente tem que ter paciência que vai acontecer então contenham a ansiedade. Os meus resultados quero que ocorram ao longo deste ano de 2016, por isso estou muito tranquila e vou saboreando cada conquista. Emagrecimento que segue.
Os dias vão passando sem percalços, agradeço a Deus por isso.
Alimentação
Nesta segunda semana muda pouca coisa da semana anterior, vamos as mudanças: nos horários 10h e 22h o volume era 100mL passou a ser de 150 mL, além disso o caldo das 12h e 18h passou a ser feito da seguinte forma: faz a sopa retira 100mL do caldo e bate no liquidificador com 4 colheres de sopa de sólidos da sopa e passa em uma peneira fina. Nesta semana o caldo terá um pouquinho mais de consistência em relação à semana anterior.
Alimentos permitidos nesta etapa
Sopa liquidificada
Chá de ervas
Leite desnatado puro ou com gotas de café ou mingau de MAISENA
Vitaminas de leite com frutas coada
Iogurte 0% gordura e coado
Suco de frutas coado
Água de coco, Gatorade
Gelatina dietética

Beber 2L de água por dia fora das refeições.
Tomar whey. A nutricionista sugeriu dois tipos o que escolhi é o ISO PRO WHEY.

Estou andando cerca de 20 min. como caminhada (exercício físico), lógico que ao longo do dia vc anda bem mais que isso, mas não conta kkkkk. Atividade física que segue.
No dia 13/04 fiz o primeiro retorno com o cirurgião após a operação, ele olhou as cicatrizes, recomendou e liberou para viajar para praia usando protetor solar e escondendo bem do sol para não ficar com manchas. Minha intensão é mudar de ares, ter outra rotina, como andar na beira da praia pode ser bem cedinho ou quando o sol estiver baixo para se por. Enfim dar uma mudada no cenário da recuperação.
No dia 14/04 passei pela perícia do trabalho pois estou de licença, correu tudo bem e quando acabou partiu praia!

Esta semana na praia foi revigorante. Voltamos hj e meu peso atual é de 100,4kg estou a um passo de sair dos 3 dígitos que felicidade! Total eliminado 11,6 kg.

Hj dia 19/04 entro na terceira semana de dieta líquida o que muda na alimentação? Pouquíssimo, apenas o caldo que era batido com 4 colheres de sólidos passa a ser batido com 6 colheres de sopa de sólido da sopa e pode peneirar em peneira grossa, resultado ficará um pouco mais consistente.
Alimentação
8h vitamina de fruta 100mL
10h suco de fruta coado 150mL
12h sopa liquidificada 150mL
14h suco de fruta 100mL
16h iogurte light coado 100mL
18h sopa liquidificada 150mL
20h leite com gotas de café
22h água de coco


quinta-feira, 14 de abril de 2016

Festa japonesa

No dia 09/04
Fiquei contente que a cada dia consigo ficar um pouquinho mais deitada de lado, nos primeiros dias vc quer virar de lado e dói muito, vc simplesmente não consegue tem que dormir de barriga para cima, hj demorou um pouquinho mais para doer e cada dia temos uma pequena conquista para comemorar. Uhu!

Alimentação
8h mamão coado com leite desnatado 100 mL
10h
12h caldo (sopa coada)
14h
16h
18h caldo (sopa coada)
20h whey
22h gatorade

Hj andei 13 minutos, ainda tenho dores no joelho quando caminho mas por causa do uso das meias essa dor é muito menor do que eu tinha antes de operar e a cada dia ela deve diminuir e sumir.


À noite fomos a um niver japonês (adorooooooooro comida japonesa), correu tudo bem como ontem no churras, não tive problema ou frustração de ver a comida e não poder comer ou ver as pessoas comendo e eu não. Vejam as fotinhas:

Eu e meu marido prontos para festa

A decoração estava linda

Os amigos: encontro de japoneses e gueixas

As comidas: sushi, sashimi, missoshiro, yakisoba e uns pasteis para quem não era chegado em comida japonesa

Bom papo e muita diversão é tudo de bom!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Cirurgia Bariátrica 5º dia e festas

No dia 08/04
Acordei espirrando e minhas palavras foram “não estou acreditando”, simplesmente não posso ficar gripada, deu desconforto depois do espirro, tossi um pouco e passou graças a Deus dormi mais um pouco e acordei bem.

Alimentação
8h leite desnatado 100 mL
10h água de coco
12h caldo (sopa coada)
14h gelatina liquida
16h suco de manga coado e diluído 100mL
18h caldo (sopa coada)
20h gatorade
23h30 whey

Hj andei 12 minutos enquanto meu marido andava de bicicleta sempre me rodeando para ver se estava tudo bem.

À noite fomos a um churrasco, mas foi tudo bem não comi nada, não fiquei com vontade, nem me frustrei por não poder comer fiquei de boa. Caro leitor não se engane nem todo mundo irá a um churras no quinto dia de operada e passará ileso emocionalmente, porque os cheiros são maravilhosos e vc está só bebendo liquido, então pode dar vontade sim. Fui porque me sentia bem queria estar com os amigos, não fui para comer. Então se vc acha que vai sofrer vendo a comida e não pode comer não vá e se vc for e sofrer vá embora, pois é muito importante que vc esteja bem, pois está em um processo de recuperação.

 Ouvi relato da minha psicóloga de pessoas que se arrependem de fazer cirurgia e imagino que nas festas venham mais fácil este tipo de pensamento. Tem gente que quer desistir da cirurgia no dia da operação, mas que uma semana depois quer remarcar. Tem gente que opera e em seguida se arrepende porque vai ser uma mudança muito grande, um período longo e restritivo, então não é fácil decidir operar e mesmo depois de operado não é fácil para quem estiver com o psicológico abalado, se vc está frágil emocionalmente procure o psicólogo que deve lhe acompanhar por todo o processo. Detalhe o preparo psicológico começa bem antes de se operar ele resgata esta força interna só sua porque vc que vai passar pelas dificuldades e enfrentar cada desafio.

Eu me sinto bem preparada psicologicamente por isso não tive pensamentos de arrependimento e por isso fui ao churras e fiquei bem, o único problema que tive foi que fiquei 2h sentada conversando com as amigas e começou a dar desconforto precisava me mexer e escalei algumas amigas para dar um volta quando voltava chamava outras e assim fiz por quase uma hora não andei o tempo todo as vezes ficávamos em pé conversando depois andava um pouquinho e assim quando voltei para mesa consegui ficar mais um bom tempo sentada.


Hj tenho outro niver só que japonês (adorooooooooro comida japonesa), se eu bater foto posto de como eu fui na festa.

terça-feira, 12 de abril de 2016

segunda dia em casa depois da cirurgia

Foi a primeira vez que dormi 8h de sono, só acordei uma vez, dormi com dois travesseiros baixos e pouco tempo depois de dormir acordei tossindo, então peguei uma coberta coloquei atrás para que o corpo ficasse mais levantado nas costas e dormi como anjo até o dia seguinte.

No dia 07/04 tomei pantoprazol em jejum, vou tomar por 90 dias, é um comprimido comprido e fino parece um grão de arroz, estava preocupada com este medicamento por não estar ingerindo nada sólido, mas o cirurgião havia falado para o meu marido no dia anterior que a dimensão era adequada para quem fazia esta cirurgia, mas só depois de engolir e não sentir nada é que fiquei tranquila e não tinha mais nenhuma preocupação era só seguir as recomendações.

Alimentação
8h mamão com leite desnatado 100 mL (uma delícia)
10h suco de goiaba 100 mL
12h caldo (sopa coada) 150 mL
14h iogurte desnatado coado 100 mL
16h Gatorade 100 mL
18h caldo (sopa coada)
20h água de coco 100 mL
22h whey 200 mL

Neste dia minha amiga Lu esposa do Piva que havia vindo no dia anterior, veio me visitar na hora do almoço antes de ir para o trabalho, conversamos, ela ficou contente que eu estava bem e eu da visita.

Hj a alimentação foi bem mais fácil que no dia anterior, por exemplo quando tomava água me sentia pesada, como se tivesse descido quadrada, mesmo tomando bem devagar em golinhos bem pequenos. Não dá para sentir fome na verdade vc fica bebendo quase o dia inteiro. Pois se vc leva uma hora em cada refeição sobra 1h para beber água são cerca de 250mL entre cada refeição, não dá para tomar rápido é devagar de golinho em golinho então estou quase sempre de copinho na mão, ontem cheguei a não querer tomar, mas é necessário você fica com sede, a urina tem que ser clara, então esquece o desconforto e toma água. Lembrando que tenho que fazer o respiron e tenho que andar 10 minutos no dia que fui para casa e aumentar 1 minuto a cada dia. Hj caminhei 11 min dentro de casa.


Á tarde meus cunhados passaram para dar um oi e a noite foi um outro casal de amigos a Cris e o Wagner vieram me ver, ela estava com dores nas costas e estava pior do que eu, melhoras amiga.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Primeiro dia em casa depois da cirurgia

No dia 06/04 o cirurgião passou para me dar alta, a fisioterapeuta passou para dizer que no dia seguinte poderia fazer o respiron 3 vezes de 5, seis vezes ao dia.

Alimentação
08h chá com adoçante
Moro cerca de 40 minutos do hospital, o balanço do carro me deixou enjoada, balança bastante, dá desconforto e dormi, quando acordei estava entrando na cidade, pertinho de casa e já estava melhor.
10h suco de laranja (coado e diluído meio a meio) 100 mL
12h caldo (sopa coada) 150 mL
14h gelatina dietética liquida 100 mL
16h água de coco 100 mL
18h caldo (sopa coada) 150 mL
20h Whey 200 ml

Quando cheguei em casa minha sogra e Solange vieram me visitar, à noite um amigo, Piva tb veio conversamos bastante. Tive sono cedo 10h estava caindo de sono, Tomei remédio para dor (nimesulida em gotas) e dormi bem.


domingo, 10 de abril de 2016

Primeiro dia depois da cirurgia

Na terça dia 05/04 o cirurgião veio me ver e eu estava de pé indo para o banho ele comentou “nem parece que fez cirurgia”, fiquei contente pois era um sinal ótimo que estava tudo bem, perguntou se eu tinha dor, conversou e que ia liberar água, chá e gelatina. Tomei banho, veio a enfermeira para trocar os curativos e disse que estava tudo sequinho que ia fazer o curativo no hospital, mas que em casa não precisava mais fazer. Depois veio a fisioterapeuta ensinar a usar o respiron aparelho para ajudar o pulmão voltar a sua plena capacidade. Deveria fazer 3 vezes de 5 de hora em hora.

Alimentação
14h chá de erva doce com adoçante
16h gelatina liquida
18h caldo (sopa coada)
20h chá

Neste dia meus cunhados vieram me visitar comentaram que estava pálida ainda da cirurgia, mas me sentia bem melhor que no dia anterior.

Eu e meu marido caminhamos diversas vezes pelos corredores do hospital e no dia seguinte estaria de alta.

Orientação nutricional
Consistência :caldo
Volume de 100 a 150 mL
Tempo de refeição de 40min a 1h
IMPORTENTE: NÃO USAR AÇUCAR, ÓLEO E TEMPEROS PRONTOS

Alimentação permitida:
Caldo de legumes com carne ou frango
Chá de ervas (exceto preto, mate e verde)
Leite desnatado puro
Vitamina de leite desnatado com fruta RALO e coado
Iogurte 0% de gordura, sem açúcar coado (comprei o molico)
Suco de frutas diluidoe coado
Água de coco ou gatorade
Gelatina dietética (líquida, retiro da geladeira 1h antes de tomar)

Tomar 2L de água por dia sem ser nas refeições.

sábado, 9 de abril de 2016

Um dia antes da cirurgia

Dia O3/04 Fazer uma dieta liquida, tomar 4 colheres de sopa de leite de magnésia o que me fez ir ao banheiro um monte de vezes, fui no cinema e deveria estar de volta antes das 19h quando deveria ser minha última refeição depois jejum total até de água por 12h.

Alimentação
8h Vitamina de leite com banana
10h Suco de laranja
12:30h Sopa batida no liquidificador
15h30h Gatorade
18h30 Sopa batida no liquidificador

Fiquei com sede das 19h até as 10h fiquei sem beber água coisa que sempre fiz antes de dormir, então senti, mas não é o fim do mundo. As pessoas ficam um pouco mórbidas quando se veem na possibilidade de vir a óbito mesmo que a chance seja pequena, então passei todos os números de banco para meu marido, mas ele tb estava tranquilo e deixamos na mão de Deus que tudo ia dar certo. Dormi pouco acordava de hora em hora pela ansiedade, por querer beber água, mas estava segura quanto a operação e que era a melhor escolha, não tive arrependimentos, nem em pensamento duvidei de que era o certo a fazer.

No dia da cirurgia (04/04) acordei antes do relógio despertar, tomei banho, já estava tudo pronto, pegamos minha sogra e fomos para o Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas no horário combinado (6h da manhã), pois minha cirurgia seria uma das primeiras estava marcada para as 7h.

Chegando lá informaram o número do quarto, mas eu já iria para o centro cirúrgico, me deram uma camisola toquinha e pantufas descartáveis e me levaram de cadeira de rodas fiquei uns minutinhos conversando com uma senhora que ia fazer cirurgia de safena e entrei na sala que ia ser operada respondi mil vezes meu nome, meu médico e a cirurgia que ia fazer então me deitaram na maca, colocaram a meia para evitar trombose (vou usar por 10 dias) mais uma bota que simula caminhada, pegaram minha veia e depois não vi mais nada, quando acordei estava na sala de espera/recuperação ainda dentro do centro cirúrgico, estava vendo tudo dobrado em alguns minutos me levaram para o quarto, estava bem, sem dor, parei de ver dobrado e não era 10h da manhã, a primeira coisa impressionante foi acabar de fazer a cirurgia e falarem para eu passar devagar para cama que estava na mesma altura da maca e eu passar sem nenhuma dor ou dificuldade.

A cirurgia tinha sido um sucesso. Neste dia fiquei no soro, tomei um monte de medicamentos, fiz nebulização, mas jejum total até de água.


Como recomendação devemos andar assim que puder isso alivia gases e diminui a dor, andei um pouquinho à noite pelos corredores do hospital, meu marido levava o suporte do soro. Nunca dormimos bem no hospital porque por diversas vezes vem um enfermeiro medir a pressão, glicose, temperatura, dar medicamentos, colocar para fazer nebulização e trocar o soro. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cirurgia Bariatrica

Olá, estive sumida do blog e neste tempo cheguei ao IMC de 40 grau mórbido, a estética não me preocupava afinal tenho um marido maravilhoso que me acha linda do jeito que sou, mas com o peso vieram os problemas com a saúde, hipertensão, dores no joelho e pernas problemas para se locomover, gordura no fígado, enfim depois de um tempo e muito refletir achei que devia fazer a cirurgia bariátrica.

Não é fácil chegar nesta decisão, são muitas restrições, mas chega uma hora que a saúde pesa mais e você quer afastar tudo que está te fazendo mal.

Passei no cirurgião que me pediu uma série de exames, me deu série de explicações, me encaminhou para secretária da clínica que imprimiu 11 páginas de instruções e que eu deveria passar em vários especialistas e trazer um laudo de cada um para poder operar. 

Neste período fiquei bem estressada, pois trabalho em São Paulo e o plano de saúde do meu marido do qual sou dependente é de Campinas e eu teria que fazer todos os exames e passar em consulta com cardiologista, endocrinologista, pneumologista, nutricionista e psicólogo, ou seja, teria que vir várias vezes para Campinas e me ausentar do trabalho. Além disso cada vez que fui em um especialista ele me solicitou novos exames, ou seja foram muitas idas e vindas entre São Paulo e Campinas. 

Com todos os exames e laudos nas mãos marquei a perícia no plano de saúde. Estava segura que cumpria toda e qualquer exigência de folga para fazer a cirurgia, mas achei que o plano iria demorar a dar o resultado e que talvez a data agendada tivesse que ser mudada, mas para meu assombro saiu na mesma hora, aprovado.
Então era só seguir o trabalho multidisciplinar da psicóloga e da nutricionista.

Dia da cirurgia 04/04
Peso: 112 kg
Altura: 1m66

IMC: 40,7
Cirurgia Bariátrica por videolaparoscopia: By-Pass gástrico com Y de Roux (técnica de Fobi-Capella)