quinta-feira, 6 de março de 2014

Kefir de leite
































Vocês já ouviram falar de kefir?

Cofesso que não conhecia e este ano procurei me informar e estou adorando. Não sei se é o caso de vocês mas eu consumia yakut ou activia com certa regularidade, até conhecer o kefir e ter a oportunidade de produzir eu mesma meu alimento probiótico, ou seja, com microorganismos que equilibram a flora intestinal.

O mais legal é que você não consegue comprar ele é passado através de doações. Para saberem mais sobre o assunto e como receberem doações dos grão de kefir veja no site a seguir:
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2012/08/kefir-probiotico-lista-de-doadores-de.html

Eu preferi o Kefir de leite que se alimenta da lactose, tem o de água para que não consome lactose, o preparo é da seguinte maneira: eu coloco a colônia em um vidroou recipiente de plástico, adiciono leite e deixo algumas horas, o tempo vai variar de acordo com seu paladar e consistência, eu deixo 8-12h na temperatura ambiente e se colocar na geladeira precisa ficar mais tempo de 24 a 48h para que ocorra a fermentação, assim quanto mais tempo mais fermentado. Pode ficar com a consistencia de coalhada, também ficará mais ácido eu prefiro deixar menos tempo para ficar mais líquido e tomo sem adicionar açúcar.

É necessário a troca do leite, por exemplo vamos supor que para o seu paladar o sabor agradável foi deixando 24h fermentando, após este tempo você deve coar com auxílio de uma peneira plática, o líquido deve ser consumido ou guardado na geladeira dizem que dura bastante tempo até meses e os grão de kefir que ficaram na peneira devem ser novamente colocados no vidro e cobertos com leite para se fazer nova fermentação. Eu procuro colocar pouco leite apenas o que vou consumir no dia seguinte. 

Com o passar do tempo a colônia vai crescer e você poderá doar o Kefir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu carinho!
Beijos