sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hj é dia de Reis

retirada daqui


Ao tomar café da manhã em uma cafeteria em frente ao meu trabalho, coisa que faço regularmente, o rapaz que me serviu estava conversando sobre folia de Reis e não sabia do que se tratava, então eu que não gosto nada de explicar (mentira, eu sou professora nata) tratei logo de falar que trata-se da visita dos três Reis feitas a Jesus Cristo quando souberam de seu nascimento (NATAL).


Nas festividades de folia dos Reis ocorre visitação as casas com cantoria, confesso que a primeira vez que vi uma folia de reis, ainda menina, fiquei meio assustada. Foi no interior do Rio de Janeiro, na região dos lagos, ruazinhas de terra, na verdade era mais areia da praia do que propriamente terra, os moradores da região são gente simples e de tradições, então no dia de Reis um casal de amigos dos meus pais nos convidou para acompanhar as folias de reis e lá fomos nós.


Saímos à noite pelas ruas escuras, com pouca iluminação, as casas distantes uma das outras muitas vezes com mata ao redor e com barulhos característicos de sapos, grilos, etc. deixavam o cenário mais assustador. Tinha bastante gente com instrumentos e usavam roupas parecidas e uma bandeira ou estandarte não lembro bem, não caminhamos muito até pararmos em uma casa, bateram palmas e um homem do grupo pediu permissão para entrar.


Agora imagine umas 50 pessoas entrarem em uma casa pequena. Então, eu estava em uma casa desconhecida e com pessoas desconhecidas, pelo menos a grande maioria, mas estava super curiosa... rsrsrs. Após algumas palavras começou a cantoria com batidas fortes, musicas estranha e fiquei pensando que se eu fosse a anfitriã ficaria assustada de toda aquela gente diferente na minha casa, na verdade eu estava um pouco assustada com toda aquela situação, mas no final é só festa e alegria e o legal é pensar no que ela representa a multidão são os três reis magos e sua casa a família abençoada. No mínimo é interessante de se ver!

E vcs já participaram de alguma folia de Reis?

4 comentários:

  1. um feliz 2012 pra vc e sua familia!
    nunca participei da folia,mas hoje ja desmontei nossa arvore..rs
    bjoss e bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Passando pra desejar uma linda semana ligth. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, nunca participei dessa comemoração não, mas deve ser no mínimo muito curioso ver algo diferente do que costumamos fazer em nossas casas né. Grande bjo e depois passa lá no meu cantinho pra ver a receita do chá diurético. Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. puts, nem reparei que era dia de reis... mas minhas decoraçoes de Natal já se foram heheh bjus!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu carinho!
Beijos