quarta-feira, 4 de maio de 2016

Acabou a fase líquida


Bom dia, na sexta as 18h passei muito mal, pasmem com a SOPA aquela que venho tomando a séculos kkkk batida no liquidificador e com nenhum pedacinho para mastigar, pois é me entalei com ela na segunda colherada (colher de chá). 

A sensação é de que vamos morrer, você respira bem porque não é na garganta ou esôfago é do pequeno estomago para o intestino, forma um a pressão interna, da dor, parece que vamos explodir, porque forma gases e que não vão para lado nenhum o jeito é seguir as orientações médicas e manter a calma a solução é andar, mesmo sendo ruim, anda devagar mais anda o mais que puder. E assim foi até colocar para fora um vômito de espuma branca (cerca de 90 mL e 10 mL de comida) e me sentir bem. Isso durou quase 2h depois nem parecia que tinha tido nada. Ainda bem!

Estou feliz porque sabemos que essas coisas acontecem é comum, mas até este episódio chegávamos a duvidar algumas vezes que eu realmente estava operada tamanha a facilidade na recuperação kkkkkk.

Não precisei ligar para o médico porque era sopa e apesar do desconforto ser grande sabia que ia passar, não tinha ocorrido nada mais grave. Sei que agora na fase de comer comida sem ser liquidificada o risco de acontecer aumenta, para evitar é simples mastigar bastante e comer devagar.

O tão sonhado dia chegou. A fase liquida acabou!

Passei na nutricionista no dia 02/05 que mudou minha dieta, acrescentou alimentos variados, cozidos e consistência mole. Ela falou que minha recuperação está ótima e que vai me deixar só uma semana nesta fase para eu ter consciência dos tamanhos das porções, mastigar bastante e ter noção da consistência dos alimentos. Por isso tenho alguns alimentos proibidos nesta semana. São eles:

Alimentos Proibidos

Legumes e verduras cruas
Carnes duras e secas
Bagaços de laranja e tangerina (mexerica)
Torrada, bolacha, biscoito e pão francês
Grãos de feijão, soja, lentilha e grão de bico
Carne de porco
Refrigerante, bebida alcoólica
Doce, açúcar e mel

Alimentos Permitidos

Legumes e verduras cozidas
Carne moída, carne de panela, frango desfiado, frango de panela, peixe ensopado e ovo
Frutas sem bagaço (poço chupar laranja, mas não pode engolir bagaço)
Bisnaguinha e pão de forma (½ fatia)
Caldo de feijão
Todos os líquidos permitidos anteriormente

Quando a nutricionista falou ½ fatia de pão de forma eu achei pouco e falei se não podia 1 fatia e ela falou você não vai aguentar comer tem gente que não consegue comer a 1/2 fatia inteira. Perguntei se podia ser pão de forma com 7 grãos que adoro, no entanto esta semana ela queria que fosse sem grãos porque é mais molinho, então preferi comprar a bisnaguinha.

Estava ansiosa pelo café da manhã do dia seguinte seria uma bisnaguinha com manteiga ou requeijão light e ½ xícara de leite com café e adoçante. enfim chegou a manhã e quando fui tomar meu café adivinhem não consegui comer uma bisnaguinha inteira kkkkk é que não devemos forçar para comer, se estiver cheio pare. A psicologa me ajudou muito neste sentido é que sempre fui de comer tudo e raspar o prato, minha mãe sempre falava que não podíamos desperdiçar e jogar alimentos fora tendo tantas crianças que não tem o que comer, então eu e meu irmão comíamos tudo e é difícil você mudar, mas hoje o operado tem que ter consciência que ele não pode comer mais que o pequeno estomago permite.

Comentei no trabalho sobre não conseguir comer a bisnaguinha toda e a resposta foi nossa em três mordidas acabo com a bisnaguinha não tem como sobrar, mas o caso é que nossas mordidas são bem menores e temos que mastigar muito, então estas 3 mordidas para uma pessoa que não operou se transformam em 10 mordidas para um operado e lá pela 6 você está cheio.

O que eu estou comendo esta semana

6h ½ xícara de leite desnatado com café e adoçante e 1 bisnaguinha com requeijão light
9h suco de fruta 150 mL
12h 2 Colheres de Sopa de carne moída, 1 CS brócolis cozido, 1 CS de caldo de feijão, 1 CS de arroz papa (está na ordem que eu devo comer, assim se sobrar vai ser o arroz)
14h fruta ½ porção
16h polenguinho
18h 2 pedaços pequenos de carne de panela bem cozida, 1 CS couve bem cozida, 1 CS de caldo de feijão, 1 CS de arroz papa
20h suco de frutas 150 mL

Emagrecimento que segue.

2 comentários:

  1. Oi amigaaaaa que maravilha! Feliz por você viu?
    Agora é só alegria.
    Hoje completo 1 ano e dois meses de bariátrica e muito feliz. Meus exames estão 100% e estou com a saúde em alta, graças a Deus.
    Essa cirurgia mudou minha vida. Bjos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra!
      A cada semana uma nova conquista, é muito bom sim.
      Beijos,
      Regina

      Excluir

Obrigada pelo seu carinho!
Beijos